segunda-feira, 18 de março de 2013

O Piano e suas Múltiplas Facetas


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Vitória da Conquista convida a comunidade acadêmica e a sociedade conquistense para uma série de concertos que marcarão a inauguração do Piano de cauda recentemente adquirido pelo Instituto.
Serão 5 concertos, apresentados por 13 intérpretes e 33 compositores, que mostrarão as diversas possibilidades de pesquisa sonora com o instrumento: o piano como instrumento solista, o piano na música de conjunto, o piano a quatro mãos e o piano no canto coral. A série de concertos será aberta no dia 26 de março, no auditório do campus, com uma homenagem a Villa-Lobos, o mais importante compositor brasileiro de todos os tempos, no mês de seu 126° aniversário de nascimento.
O piano
Fala-se muito que o Brasil é um país com grande musicalidade. A Bahia tem uma Indústria Cultural que movimenta o cenário nacional, sobretudo na música carnavalesca. Vitória da Conquista figura no estado como um importante berço artístico, destacando-se dentre seus importantes filhos o compositor Elomar Figueira Melo e o pianista Ricardo Castro. A cidade abriga um conservatório municipal e outros dois particulares, além de outras tantas escolas de música. O primeiro conservatório implantado na cidade já comemora seus 48anos de existência.
Nas décadas de 70 e 80, o piano vertical, conhecido como piano de armário, era um instrumento facilmente encontrado nas residências conquistenses. Naquela época, além de um razoável comércio de pianos usados, muitas lojas exibiam pianos novos em meio aos móveis. Talvez pelo preço quase proibitivo do instrumento, ou pela popularidade dos teclados portáteis ou mesmo pela influência de outros paradigmas musicais, o piano passou por uma fase de pouca popularidade na cidade.
Neste, início do século XXI, o piano inicia a retomada de sua popularidade. Podem-se encontrar, inclusive, alguns pianos de cauda na cidade, sendo alguns de particulares e outros em igrejas, além de um instrumento adquirido pela Prefeitura em 2011. O piano de cauda do IFBA surge então, como mais um instrumento musical para o deleite da comunidade conquistense.
Confira a programação de inauguração:
26 de março, terça-feira, 19h30min
O piano na música de Villa-Lobos.
Intérpretes: João Omar (violão), Emerson Dimattos (violino), Deborah Cecília (soprano), Ludwig frança (tenor), Claudia Cavalcanti, Marcos Ferreira, Bruna Santos Almeida(piano) e Madrigal do IFBA.
27 de março, quarta-feira, 19h30min
O piano na música de câmera.
Intérpretes: Deborah Cecília (soprano), Emerson Dimattos (violino), Marcos Ferreira, Claudia Cavalcante e Ludwig França (piano).
04 de abril, quinta-feira, 19h30min
Piano, um instrumento solista.
Intérpretes: Pablo Fornassari, Marcos Ferreira, Ludwig França, Werbert Viana e Rerbert Viana.
11 de abril, quinta-feira, 19h30min.
O piano na música de câmera.
Interpretes: João Omar (cello), Emerson Dimattos (violino), Claudia Cavalcante e Marcos Ferreira (piano).
17 de abril, quarta-feira, 19h30min.
O piano no canto coral.
Intérpretes: Madrigal do IFBA, Coral da UESB, Coral Sefaz DAT Sul e Coral da terceira idade.
Todas as apresentações serão no Auditório do campus do IFBA, ex CEFET situado à Avenida Amazonas, nº 3150, Bairro Zabelê.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário