terça-feira, 6 de novembro de 2012

II Fórum de Biocombustíveis do IFBA (II FBIO)


Discutir e incentivar as pesquisas sobre a produção de biocombustíveis.
 
Esse é o tema central do II Fórum de Biocombustíveis do IFBA (II FBIO), que vai ocorrer nos dias 19 e 20 de novembro de 2012, das 08:00 as 18:00 h, no campus de Simões Filho. Durante o evento, serão desenvolvidos minicursos, mesa redondas, palestras, exposição de pôsteres, dentre outras atividades.
 
O Fórum tem por finalidade promover a interação entre as áreas de ensino, pesquisa e extensão no setor de biocombustíveis. Uma oportunidade de discutir e analisar os rumos, desafios e perspectivas dos cursos ofertados na área, bem como incentivar as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas pelo Instituto.
 
Hoje, o IFBA possui duas usinas de biodiesel prontas para operação - Irecê e Simões Filho- e uma em processo montagem de no município de Paulo Afonso. Além dessas, existe a indicação de que outra será instalada na região Centro-Oeste. O grande desafio deste projeto é fazer com que as usinas do IFBA entrem em operação o mais breve possível. Para isso é necessário superar os entraves legais que dificultam o processo: falta de licenças ambientais, matéria prima e insumos básicos para o seu funcionamento.
 
Pensando a agricultura familiar como principal produtora de plantas oleaginosas –matéria-prima básica para a produção – os organizadores entendem que esse processo não se dará sem uma forte discussão entre todos os atores envolvidos. Tudo em prol da geração de uma energia mais limpa e renovável, sem esquecer o comprometimento com a preservação do meio ambiente.
Há uma indiscutível e urgente necessidade de se consolidar um novo paradigma na produção e consumo de formas de energias renováveis e sustentáveis do ponto de vista técnico, econômico e social”, explicou o Professor Rui Mota, coordenador do evento e diretor do Instituto em Simões Filho.
 
O II FBIO conta com as parcerias da Secretaria de Ciências e Tecnologia do Estado da Bahia (SECTI) e das Pró-Reitorias de Extensão, ede Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA. O campus de Simões Filho fica localizado na Av. Universitária, S/N, no bairro de Pitanguinhas. Maiores informações pelos telefones: 3396-8400 / 9540 ou pelo site www. Ifba.edu.br
 
II Fórum de Biocombustíveis do IFBA
 
QUANDO: 19 e 20 de novembro de 2012
 
ONDE: IFBA de Simões Filho. Endereço: Via Universitária s/n, Pitanguinha – Simões Filho CEP: 43700-000
 
HORÁRIO: 08:00 às 18:00 h
 
INSCRIÇÕES: EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO SERÁ FEITA NO BLOG http://iiforumdebiocombustiveisdoifba2012.blogspot.com.br MEDIANTE A ENTREGA DE UM LITRO DE ÓLEO DE SOJA
 
fonte: IFBA, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário