segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Gratuidade dos cursos SENAC


SENAC GRATUIDADE

O Programa

O Programa Senac de Gratuidade, também conhecido como PSG, é mais uma ação da Instituição para promover a inclusão social.
O PSG oferece, desde 2009, vagas gratuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial e do Nível Técnico, com custo zero à população brasileira de baixa renda.

Como participar

1° passo - Quem pode participar
O PSG foi criado para atender às necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse dois salários mínimos - a referência é o salário mínimo federal. Os candidatos a essas vagas devem ser alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante dizer que os que atenderem as duas condições - aluno e trabalhador - terão prioridade.

2° passo - Veja como se inscrever
Basta você preencher uma ficha com informações pessoais, que estará disponível nas unidades do Senac e assinar uma autodeclaração de renda. Só será permitida a inscrição em um único curso, por vez. Se o aluno se inscrever em mais de um curso, será cancelada uma inscrição, permanecendo para o sistema de ranking, apenas um cadastro.

3° passo - Sobre os critérios para a seleção
Existe uma seleção baseada em critérios que atendem à legislação da educação profissional e aos requisitos de acesso exigidos pela Instituição para ingresso no curso escolhido. A aprovação no processo seletivo obedecerá aos seguintes critérios: a ordem de classificação no Índice PSG, a quantidade de vagas oferecidas no curso escolhido pelo candidato e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula. Poderão ainda ser considerados outros mecanismos de seleção, tais como análise do histórico escolar e/ou a realização de provas seletivas.

4° passo - Importante para a manutenção da bolsa
No ato da matrícula, o aluno - ou o seu responsável legal - assinará um termo de compromisso, na qual estão definidas as regras a serem cumpridas, bem como as conseqüências previstas para os casos de desistência sem justificativa. O aluno que abandonar o curso, por exemplo, terá a matrícula cancelada e terá de esperar um ano para fazer uma nova solicitação de vaga no PSG. Essa regra foi criada para dar chance a quem realmente quer estudar e crescer.
5° passo
Inscrição no curso.


Fonte: http://www.ba.senac.br/gratuidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário