terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Da Redação
Programa Família Acolhedora permite dar um lar temporário à crianças em situação de risco pessoal em Vitória da Conquista.
familia-acolhedoraDar a crianças em situação de risco pessoal um lar temporário cheio de amor, carinho e atenção. Esta é a proposta do Programa Família Acolhedora, que existe a pouco mais de um ano em Vitória da Conquista. A ideia é acolher crianças que foram retiradas da família de origem por determinação do Juizado da Infância e Juventude.
Geralmente, crianças que são tiradas pela justiça da família original carregam tristes histórias pessoais. São vítimas de alguma violência, seja psicológica, física e até mesmo sexual, cometidas por parentes próximos que podem ser inclusive pais, mães e padrastos. Ou mesmo devido à negligência, pela falta de atenção e cuidados. Os motivos são vários e geralmente ferem o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. O encaminhamento dessas crianças atualmente é feito para a Casa de Acolhimento, mantida pelo município, que fica na Avenida Feira de Santana, bairro Alvorada.
Com o programa, famílias de Vitória da Conquista ou até mesmo pessoas solteiras podem levar para casa crianças em situação de risco pessoal por um período temporário. Elas cumprem a determinação do Juizado em um ambiente familiar, saindo do ambiente institucional. É importante lembrar que o acolhimento familiar é passageiro e não significa que a criança será adotada pela família acolhedora. A criança permanece no acolhimento familiar durante o período determinado pelo Juizado. Ao fim desse tempo – que pode ser prorrogado ou não –, ela pode ser encaminhada à família de origem, ou à família de extensão, como tios, primos, avós, etc.
Os interessados podem procurar a sede da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, localizada na Praça Tancredo Neves, 116, Centro ou através do telefone 3422-8211, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário