terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Inscrições para o Sisu começam no dia 7 de janeiro

Programa seleciona candidatos para instituições públicas de ensino superior

Para concorrer a uma vaga no Sisu, é preciso ter feito o Enem 2012 (Letícia Moreira/Folhapress)
Os estudantes interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que escolhe candidatos para instituições públicas de ensino superior, poderá fazer sua inscrição entre os dias 7 e 11 de janeiro. O cronograma do processo seletivo do primeiro semestre de 2013 foi publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União. O Sisu seleciona estudantes por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira como universidades usam a nota do Enem

A lista de cursos disponíveis ainda não foi divulgada pelo MEC. Contudo, segundo o edital, o candidato poderá se inscrever em duas opções. Periodicamente, será disponibilizada para consulta a nota de corte de para cada instituição, campus, curso, turno e modalidade.
Todos os que realizaram o Enem 2012 poderão se inscrever no sistema, exceto os estudantes que tiraram nota zero na redação. A nota do Enem deve ser divulgada pelo MEC até o fim desta semana.
A primeira chamada do Sisu será publicada no dia 14 de janeiro, e os selecionados deverão efetuar a matrícula nos dias 18, 21 e 22 do mesmo mês. No dia 28, será divulgada a segunda chamada, com matrículas entre 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Quem ficar de fora das duas listagens poderá se inscrever na lista de espera entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro. O estudante só poderá manifestar interesse na lista de espera para o curso correspondente à primeira opção; não poderá participar da lista de espera o candidato que tenha sido convocado para o curso de primeira opção em qualquer uma das chamadas regulares.

A nova lei das cotas, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em agosto, já será observada para a seleção do Sisu. Pela norma, todas as universidades federais devem reservar 12,5% de suas vagas para alunos da rede pública em 2013. Dentro de quatro anos, esse percentual chegará a 50%.

Quem quiser concorrer a uma das vagas para cotistas deverá informar sua opção no ato da inscrição. Além de ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública, os beneficiados pela lei devem ainda atender a critérios étnicos e de renda.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/inscricoes-para-o-sisu-comecam-no-dia-7-de-janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário